Fechamento 11:54 – 05/02/02
5 de fevereiro de 2002
Diretora da APCBG retoma as atividades
7 de fevereiro de 2002

Exportações neozelandesas de carne bovina e ovina aumentaram em quase 25%

Os ganhos neozelandeses com exportações de carne bovina e carneiro subiram a 1,81 bilhões de dólares no ano de 2001, na média obtida até o mês de setembro. Um salto de 23,8 por cento ou 349 milhões sobre o ano anterior, afirmou a Meat New Zealand na última quinta-feira.

A companhia, em seu relatório anual, afirmou que 90 por cento do carneiro e 80 por cento da carne bovina foram exportadas, alcançando a cifra de 874 milhões.

O relatório afirmou que a alta se deu, em grande parte, como resultado do aumento nas exportações européias, acompanhadas dos mercados asiáticos e norte-americanos.

Na Europa, onde a aftosa devastou os rebanhos britânicos, o valor das exportações de carne ovina para a Alemanha aumentaram repentinamente em 39 por cento, resultando em 132 milhões de dólares, o que representou uma alta de 17 por cento no montante geral.

Um aumento similar no valor das exportações para a França, que alcançou 85 milhões, representou um crescimento no volume total de 20 por cento. Os ganhos da Nova Zelândia com o Reino Unido foram acima de 9 por cento, resultando em 217 milhões, apesar deste referencial representar apenas 6,6 por cento, num total de 77.575 toneladas.

O volume de exportações de carneiro para os Estados Unidos apresentou uma pequena queda de 22 toneladas para 16,932, no ano anterior, mas os ganhos totais cresceram em 19 por cento, alcançando 87 milhões.

Apesar da controversa tarifa do governo norte-americano sobre o carneiro australiano e neozelandês, a média comercializada aumentou em mais de 34 por cento para os exportadores da Nova Zelândia, e tanto o México quanto o Canadá importaram maiores volumes da carne.

Exportações de carne ovina para a Ásia também aumentaram, com a China se tornando um mercado mais representativo. A América do Norte se manteve como o maior mercado de carne bovina neozelandesa, representando exportações no valor de 416 milhões.

Exportações de carne bovina para o Canadá saltaram de 14.535 toneladas no ano anterior para 48.983. A aumento foi causado pelas quebras de alguns mercados sul americanos que sofreram com a aftosa.

As exportações de carne bovina para a Ásia também aumentaram de valor. No ano anterior o norte da Ásia aumentou as importações em até 13 por cento, alcançando 137 milhões, e o sul do continente elevou suas compras em 7 por cento, o equivalente a 42 milhões.

Fonte: Stuff, Nova Zelândia, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.