ABNP quer núcleos regionais em 2004
18 de dezembro de 2003
Ministro da Agricultura anunciou sistema nacional de classificação de carcaças
22 de dezembro de 2003

Frigorífico apto a exportar carne será inaugurado amanhã

O primeiro frigorífico/abatedouro baiano apto para a exportação de carne será inaugurado amanhã (20), às 10 horas, em Barreiras, pelo governador Paulo Souto e pelo secretário da Agricultura, Pedro Barbosa.

O Fribarreiras foi construído para adequar-se completamente às exigências do Mapa (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) para o comércio exterior. É o sexto frigorífico da Bahia que conta com o SIF (Sistema de Inspeção Federal) e tem capacidade instalada para abater 300 animais por dia, atendendo à Portaria 304, do Mapa, que regulamenta o abate, a comercialização e o transporte da carne.

A princípio, o Fribarreiras poderá exportar a carne baiana para países da chamada “lista geral”, onde estão incluídos China e outros países do Oriente, além da maioria dos países da América Latina. “Este é mais um passo que Bahia dá na busca pelo mercado externo para seus produtos. O Estado, graças ao trabalho dos criadores e apoio do governo, já assegurou as condições sanitárias necessárias à exportação, com a erradicação da febre aftosa. A parceria entre produtores e governo também gerou ganhos de qualidade. Agora, é partir para a conquista dos mercados”, afirmou Barbosa.

Abrangência

A região oeste da Bahia tem, aproximadamente, 1,7 milhão de cabeças e a estimativa é que o novo equipamento alcance um raio de 1,5 milhão de animais. De acordo com o diretor de Pecuária da Seagri (Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária), Plínio Moura, o Fribarreiras facilitará o trabalho do produtor e fortalecerá o Programa de Regionalização do Abate, implantado pelo governo do Estado.

“O oeste é hoje a segunda maior região produtora de carne da Bahia, com forte tendência de crescimento do rebanho. Até a construção do Fribarreiras, os produtores locais precisavam levar seus animais para serem abatidos em localizações distantes, como Feira de Santana”, afirmou o diretor.

Para assegurar a logística, o Programa de Regionalização do Abate tem construído entrepostos frigoríficos nos diversos municípios produtores. Em outubro, 12 entrepostos foram construídos na região de Jequié.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Seagri/BA, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.