O Ministério da Agricultura do Rio Grande do Sul e a Polícia de Quaraí apreenderam 38 dos 79 bovinos uruguaios da raça Hereford localizados na Estância Teiniaguá, no interior do município de Quaraí. Os outros 41 animais foram encontrados mortos na propriedade, por causa ainda desconhecida.
Os exemplares uruguaios (76 novilhos e três touros) foram furtados em 31 de dezembro passado da Fazenda La Raposa, situada no departamento uruguaio de Artigas (na fronteira com Quaraí). Os abigeatários, ainda não identificados pela Polícia Civil, cruzaram o Rio Quaraí e levaram os animais para a fazenda brasileira (que fica a 10 quilômetros da fronteira).
Ontem, o delegado titular da Delegacia de Polícia de Santana do Livramento, Luís Fernando de Oliveira, esteve na fazenda e informou que o depoimento do arrendatário da propriedade, produtor Márcio Carvalho, será tomado hoje às 9h, na delegacia de Quaraí. A Polícia Civil instaurou o inquérito para apurar a participação ou não de arrendatários no abigeato e contrabando dos animais.
O advogado do produtor, Jéferson Pires, declarou que o arrendatário não tinha conhecimento de que os bovinos eram uruguaios e haviam sido furtados. Segundo Pires, Carvalho havia permitido apenas que os exemplares fossem mantidos na propriedade enquanto não fossem vendidos para terceiros.
Hoje, técnicos da Inspetoria Veterinária de Quaraí deslocam-se para a fazenda para investigar a causa da morte dos 41 bovinos. O proprietário dos animais, o criador uruguaio Ricardo Otaix, acredita que eles tenham sido vítimas de alguma peste e afasta a possibilidade de morte em conseqüência de febre aftosa. Otaix é proprietário no Uruguai de um rebanho de 3,6 mil cabeças de bovinos e 9 mil cabeças de ovinos.
O pecuarista avalia os 79 exemplares furtados em US$ 20 mil. Os animais foram localizados no último domingo, a partir de denúncia anônima que será recompensada com US$ 1 mil.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do RS (SAA/RS) confirmou a notícia.
Fonte: Zero Hora, (por Mauro Maciel) e Assessoria de Imprensa da SAA/RS, adaptado por Equipe BeefPoint