Os produtores de animais domésticos de Alberta, no Canadá, têm ajudado a direcionar uma nova era de segurança dos alimentos, participando agressivamente de uma série de novos programas de segurança alimentar dentro das fazendas, disse o gerente geral do Fundo de Desenvolvimento da Indústria de Animais Domésticos de Alberta (Alberta Livestock Industry Development Fund – ALIDF), Darcy Fitzgerald.
O ALIDF é resultado de um compromisso de Cdn$ 11 milhões (US$ 8,65 milhões, cotação de 14 de janeiro) do governo de Alberta para dar suporte à competitividade da indústria de animais domésticos do estado. Isso inclui um foco importante no suporte às medidas de segurança dos alimentos e iniciativas de garantia de qualidade. Ele é gerenciado por uma comissão de produtores que representam os nove principais grupos de animais domésticos de Alberta e também são signatários do Fundo.
“A segurança alimentar é um assunto de crítica importância que conecta todos os setores da indústria de animais domésticos de Alberta. Hoje, mais do que nunca, garantir a segurança dos alimentos é essencial para permanecer no negócio de produção de alimentos. Implementando programas de segurança na fazenda, os setores de animais domésticos de Alberta e os produtores envolvidos nestes setores estão tomando a liderança na garantia da produção de alimentos seguros e de alta qualidade e na verificação de segurança aos consumidores. Há claros exemplos de inovação e progresso com a determinação de programas de segurança alimentar dentro de fazendas. Cada um destes esforços é um componente regional de programas nacionais”, disse Fitzgerald.
Em Alberta, os programas de segurança alimentar dentro das fazendas das indústrias nacionais de peru, frango e ovos são feitos pelo Joint Venture Group (JVG), formado em 2001.
O Alberta Quality Pork, do setor de suínos, faz parte de um dos primeiros programas de garantia de qualidade do Canadá, o Canadian Quality Assurance (QCA), iniciado em 1997. O QCA tem um importante foco na segurança alimentar e tem sido beneficiado pelo forte apoio dos produtores (cerca de 97% dos criadores atuantes no mercado de suínos de Alberta participam). De fato, agora, os processadores estão começando a requerer validação no programa como parte de seus contratos de compra e distribuição.
O programa “Qualidade Começa Aqui”, da Associação Canadense de Produtores de Bovinos, foi lançado em 1994 e se tem expandido para incluir segurança alimentar. O programa cobre fazendas de qualquer tamanho, e Alberta, por meio do projeto “Segurança dos Alimentos nas Fazendas de Carne Bovina de Alberta”, tem sido uma das províncias líderes na implementação do programa nacional.
As agências oficiais inspecionam as fazendas e aconselham sobre as diretrizes do programa. Os frigoríficos também têm implementado programas de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC, da sigla em inglês, HACCP) para maximizar a segurança dos alimentos. Os produtores de leite, há muito tempo, estão envolvidos em garantia de qualidade na fazenda e têm dado grandes passos no componente de segurança alimentar por meio do “Programa Canadense de Qualidade do Leite”.
“As metas destes programas são consistentes com as do ALIDF. Todos trabalham para apoiar uma indústria de animais domésticos ambientalmente e socialmente responsiva que seja inovadora e sustentável e reconhecida como líder nas comunidades nacionais e internacionais”, disse Fitzgerald.
O Fundo Canadense de Adaptação e Desenvolvimento Rural (Canadian Adaptation and Rural Development Fund – CARD), estabelecido para estimular o crescimento, o desenvolvimento e a adaptação da agricultura do Canadá, está em parceria com o ALIDF. O CARD, em Alberta, é administrado pelo Conselho de Alimentação e Agricultura de Alberta e aproximadamente Cdn$ 29 milhões (US$ 22,81 milhões) foram fornecidos pelo governo federal por meio desse programa.
Fonte: ALIDF.ca, adaptado por Equipe BeefPoint