A Austrália garantiu aos oficiais da Agricultura do Japão que poderá ajudar a preencher a carência de carne bovina do país, de acordo com o porta-voz do Meat and Livestock Australia (MLA), Damon Whittock.
“A Austrália não será capaz de suprir toda a redução nas importações, mas nós identificamos alguma capacidade para suprir parte da carne bovina adicional que o mercado japonês requer”, disse o ministro da Agricultura australiano, Warren Truss.
Apesar de a Austrália ter dito que forneceria ao Japão uma quantidade extra de carne bovina, o governo australiano requereu que o Japão reduzisse suas tarifas de importação de carne bovina.
As tarifas da carne bovina australiana importada pelo Japão aumentaram de 38,5% para 50% em primeiro de agosto de 2003, sob as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) que permite um aumento automático se as importações aumentarem mais de 17%.
Entretanto, existe uma preocupação de que a Austrália não será capaz de suprir a demanda do Japão por mais carne bovina com seus produtores rurais lutando para se recuperar da pior seca que acometeu a Austrália em 100 anos e da queda de 6% no número de bovinos.
Fonte: MeatingPlace.com (por Joshua Lipsky), adaptado por Equipe BeefPoint