Segunda edição do Bárbaros BBQ recebeu 2.500 pessoas [FOTOS]
8 de maio de 2017
Mercado físico do boi gordo –08-05-2017
9 de maio de 2017

Exportações dos EUA registram início mais forte desde 2000

As exportações de carne bovina dos Estados Unidos no primeiro trimestre do ano foram de 208 mil toneladas, sendo esse o início mais forte de ano desde 2000 e 23% acima do mesmo período em 2016. Nesta trajetória de crescimento, os EUA ultrapassarão a Austrália como o terceiro maior exportador mundial, atrás do Brasil e da Índia.

As exportações de carne bovina dos Estados Unidos foram sustentadas pela expansão contínua da produção. As recentes alterações na produção de curto prazo relacionadas ao clima podem afetar um pouco os dados do segundo trimestre, mas a expansão da produção deverá continuar.

As consequências da crescente produção do maior produtor de carne do mundo estão sendo testemunhadas em alguns dos principais mercados de exportação da Austrália, como Japão e Coréia. Em um momento em que a produção australiana está restrita, a participação de mercado dos EUA no mercado de carne importada do Japão cresceu de 38% para 44% no ano passado. Na Coréia, esse número passou de 39% para 43%. A participação da Austrália em ambos os mercados diminuiu em uma magnitude similar, embora as exportações australianas para o Japão tenham registrado crescimento de dois dígitos ao longo do início de 2017.

Conforme ilustrado na figura, os números de exportação de carne bovina de outros grandes exportadores refletiram um começo limitado do ano. Em contraste com os Estados Unidos, a Austrália exportou 216 mil toneladas durante o primeiro trimestre, 12% a mais em relação ao mesmo período do ano anterior; o Brasil exportou 264 mil toneladas durante o primeiro trimestre, 8% a menos que no ano anterior; a Índia exportou 185.000 toneladas em janeiro e fevereiro, 1% a menos que no ano anterior.

Exportadores

Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.