Reprodução em novilhas de corte
23 de janeiro de 2004
Leilão Perfeita União: 2 dias comercializando Guzerá
27 de janeiro de 2004

SC busca certificado de área livre de aftosa na OIE

Santa Catarina, através da Secretaria de Agricultura, vai solicitar ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que encaminhe, até o final de março, pedido formal para a Organização Internacional de Epizootias (OIE), para que ela reconheça o estado como área livre de aftosa sem vacinação.

Outro objetivo simultâneo é formar o circuito pecuário catarinense, separando SC do circuito pecuário Sul, porque o Rio Grande do Sul continua vacinando contra a doença.

O secretário de Agricultura do estado, Moacir Sopelsa, em reunião de mais de seis horas, na quinta-feira (22), na Itália, com o presidente de honra da OIE, Romano Marabelli, apresentou a meta de SC se tornar área livre sem vacinação também pela organização.

Como a OIE realiza sua próxima reunião no final de abril, poderá aprovar ou não a certificação solicitada pelo estado.

Sopelsa explicou que só o reconhecimento da OIE não vai abrir as portas do mercado europeu e japonês de carne suína. Também é preciso fazer todo um trabalho técnico de acompanhamento, rastreamento dos animais e garantia de informações seguras e imediatas sobre qualquer doença animal. Para isso, ele prevê que são necessários mais dois anos.

Fonte: Clic RBS/Agrol, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.