Análise Semanal – 28/01/04
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30 de janeiro de 2004

NCBA lança campanha de promoção reformulada pós-EEB

Uma campanha publicitária de US$ 4 milhões promovendo a carne bovina teve início em 26 de janeiro nos Estados Unidos depois de ter sido atrasada em duas semanas por causa da descoberta de um caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida como doença da “vaca louca”, em uma vaca do Estado de Washington em dezembro passado.

A Associação Nacional dos Produtores de Carne Bovina dos EUA (National Cattlemen’s Beef Association – NCBA) segurou a campanha devido à cobertura da mídia sobre a EEB.

“Da perspectiva de marketing, os consumidores assistirem às notícias sobre EEB e depois, em seguida, os anúncios de “Carne Bovina, isso é o que tem para o jantar” não era bem o que queríamos”, disse o vice-presidente de marketing global da NCBA, Mark Thomas.

A campanha mantinha seu foco no apelo e no valor nutricional da carne bovina comparado com a carne de frango – mas não falava de segurança alimentar, o que foi reformulado. Thomas disse que pesquisas feitas depois da descoberta da EEB mostram que 89% dos consumidores confiam na segurança da carne bovina dos EUA.

Além disso, o grupo planeja gastar US$ 1,3 milhão de seu “fundo de crise” em anúncios e uma campanha promocional em rádios.

A campanha que será lançada pela NCBA com o objetivo de aumentar a demanda por carne bovina incluirá publicidade impressa, anúncios na televisão e no rádio. O programa irá coincidir com o campeonato norte-americano de futebol – o ­Super Bowl -, em 26 de janeiro.

A promoção fornecerá aos varejistas nos mercados locais a oportunidade de ligar os anúncios com suas promoções de carne bovina. A promoção de rádio de 30 mercados convida os consumidores a economizar com suas compras de carne bovina, bem como dá a chance de ganhar ingressos de ida e volta para o jogo 2005 Pro Bowl de futebol profissional, que ocorrerá no Havaí.

De acordo com a NCBA, os anúncios impressos já estão circulando nas publicações nacionais aos consumidores, como Good Housekeeping, Family Circle, Southern Living, Bon Appetit e Men’s Health.

Varejistas e operadores de foodservice também estão sendo contatados através do programa Beef Checkoff para reforçar o compromisso da indústria com o produto e estimular o contínuo suporte à carne bovina. Cartas aos operadores de foodservice e gerentes de estabelecimentos varejistas de carnes foram inseridas nas edições de 26 de janeiro do Supermarket Business e do Nation´s Restaurant News para assegurar que os consumidores continuam confiantes de que a carne bovina fornecida nos EUA é segura. Um e-mail também foi mandado para profissionais de saúde para assegurar que estas pessoas conheçam os fatos relacionados à encefalopatia espongiforme bovina (EEB).

Fonte: MeatNews e MeatingPlace (por Eric Hanson), adaptado por Equipe BeefPoint

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