ABNP divulga metas para 2004
29 de janeiro de 2004
Síntese Agropecuária BM&F – 31/01/04
31 de janeiro de 2004

Lei americana irá requerer melhor rastreabilidade

O senador dos Estados Unidos, Patrick Leahy, introduziu uma lei que ele chamou de Ato Nacional de Identificação Animal e Registros Rurais (National Farm Animal Identification and Records Act – FAIR Act) que requer que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) utilizem tecnologia e ciência para rastrear animais do nascimento ao abate.

Leahy, que é membro sênior do Comitê Agrícola do Senado norte-americano, vem há algum tempo apoiando os esforços para criação de um programa nacional de identificação animal. O USDA se comprometeu a criar um sistema de rastreabilidade até 2006. O FAIR Act requer que o sistema de rastreabilidade seja desenvolvido e passe a funcionar dentro de 90 dias após a determinação da lei.

“A rastreabilidade animal é a chave para impedir que as doenças animais se disseminem. Eu estou preocupado que o prazo do USDA para a implementação de um programa nacional de identificação animal não seja suficientemente rápido para garantir o acesso a mercados ou para suprir as demandas dos consumidores norte-americanos de que sua carne pode ser identificada do nascimento ao abate. O FAIR Act garantirá que o tão necessário processo de identificação e rastreabilidade animal comece imediatamente”.

Os atuais métodos de rastreabilidade são inadequados, segundo Leahy, e oficiais federais gastaram semanas desde a descoberta do caso tentando identificar todos os outros membros do rebanho afetado.

O FAIR Act também fornecerá assistência federal aos produtores para compensar os custos da implementação do sistema de rastreabilidade.

Fonte: MeatingPlace.com (por Daniel Yovich), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.