A Delegacia Federal de Agricultura (DFA) vai promover a vacinação antiaftosa de bovinos assistida em conjunto com técnicos da Agência Estadual de Controle Sanitário Animal e Vegetal (Iagro) na região de Japorã, onde 14 fazendas estão invadidas por indígenas, para. A informação é do delegado federal de Agricultura, José Antônio Roldão, que até o momento não recebeu resposta do Ministério da Justiça sobre pedido de apoio para vacinação na região de conflito.
A solicitação foi encaminhada na segunda-feira (26) e hoje será iniciada a primeira etapa da campanha de vacinação em todo o Estado. Roldão afirmou que o acesso dos técnicos ao local é delicado porque mesmo se tratando de uma ação ligada estritamente à sanidade os índios podem confundir com caráter fundiário, desconfiança que a presença da Polícia Federal acirraria.
Diante desse impasse, Roldão acredita que a solução será a vacinação após o prazo concedido para reintegração de posse, de 20 dias a contar de quarta-feira (28). Ao mesmo tempo, ele se preocupa em relação ao prazo da campanha e lembra que especificamente naquela região, de fronteira com o Paraguai, o cuidado tem de ser maior, considerando que o País vizinho teve casos recentes de febre aftosa.
A primeira etapa de vacinação, envolvendo animais de zero a 12 meses encerra-se em 28 de fevereiro.
Fonte: Campo Grande News (por Fernanda Mathias), adaptado por Equipe BeefPoint