Neste mês, o Serviço de Combate a Febre Aftosa (Secofa) da Secretaria da Agricultura do RS vai entregar cinco milhões de doses de vacina antiaftosa para produtores rurais gaúchos enquadrados no Pronaf. Segundo o coordenador da vacinação, Antônio Carlos Ferreira Netto, o material será destinado a criadores que tenham até 50 bovinos.
“Os criadores que apresentarem número superior terão que comprar a vacina para a diferença”, explicou. Os produtores não enquadrados nas normas do Pronaf devem procurar as inspetorias veterinárias, de acordo com a região, para a retirada da autorização de compra da vacina. O atraso na entrega às inspetorias veterinárias aconteceu em função da dificuldade na aquisição do lote, que custará R$ 4,25 milhões.
A primeira etapa da vacinação foi concluída no dia 23 de janeiro, quando foram vacinados 6.161.054 animais. Os municípios mais adiantados são Alegrete, com 1,8 milhão de bovinos vacinados, que corresponde a 82% plantel; Pelotas, com 1,8 milhão, que representa 66%; e o município de Bagé, com 1,5 milhão, que corresponde a 63%. “A vacinação está adiantada devido a uma maior conscientização dos criadores gaúchos”, avaliou Netto.
A segunda etapa do processo foi deflagrada a partir do dia 1o e termina em 29 de fevereiro, visando as pequenas propriedades de municípios como Cruz Alta, Estrela, Erechim, Caxias do Sul e Ijuí, entre outros, o que teve totalizar 11,7 milhões bovinos vacinados em todo o RS
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint