ABL participa de Workshop de Ultra-Sonografia
6 de fevereiro de 2004
Rebanho de área invadida em MS começa a ser vacinado
10 de fevereiro de 2004

Exportações australianas de carne bovina ao sul da Ásia diminuíram em 2003

As exportações de carne bovina da Austrália para quase todos os mercados do sul da Ásia caíram em 2003 para 67,788 mil toneladas, devido à redução no fornecimento, aos altos preços (parcialmente devido à moeda australiana) e ao fortalecimento da demanda do Japão e dos Estados Unidos. Além disso, a carne bovina mais barata da América do Sul deslocou as exportações australianas em Hong Kong, Filipinas e Cingapura.

As exportações da Austrália para o maior mercado do sul da Ásia, Taiwan, cairam 9% em 2003, para 31,119 mil toneladas. Além dos aumentos dos custos da carne australiana, as exportações em 2003 para Taiwan foram afetadas pela desaceleração da economia, pelo impacto da pneumonia asiática na demanda (particularmente no setor de foodservice entre março e junho) e pela demanda renovada por produtos de menor valor pelo Japão e pelos EUA. Estes fatores equilibraram o impacto da redução de tarifas e da contínua ausência da carne bovina da América do Sul.

As exportações para a China caíram 11%, para 2,12 mil toneladas. Os envios de carne bovina resfriada para o setor hoteleiro, apesar de ainda pequenos, cresceram 2% em 2003, para 120 toneladas. As exportações para Hong Kong caíram 27% em 2003, para 2,12 mil toneladas. Isso ocorreu devido aos gastos com consumos pessoais no país (o PIB cresceu somente 1,5%) e a forte competição com o produto sul-americano.

Em contraste, o forte crescimento nos gastos domésticos na Indonésia e a maior estabilidade monetária e econômica ajudaram a manter o comércio de carne bovina australiana com esse país em 12,994 mil toneladas.

Os menores gastos dos consumidores e a competição com os produtores brasileiros e argentinos parecem ter sido os principais fatores do enfraquecimento do comércio com as Filipinas. As exportações de carne bovina para as Filipinas caíram 33% em 2003, para 8,576 mil toneladas, também 56% menor do que em 2001.

As exportações australianas de carne bovina para Cingapura aumentaram 4%, para 3,708 mil toneladas. O crescimento nas exportações australianas permanece restrito pela forte competição no segmento de congelados com a carne bovina brasileira.

Os envios para a Malásia também caíram 12% em 2003, para 6,524 mil toneladas, mas permaneceram acima das 5 mil a 6 mil toneladas exportadas antes de 2002. A carne de búfalos indianos continua dominando o comércio de carne bovina congelada, com a Nova Zelândia também se tornando mais competitiva em 2003. A Austrália domina o pequeno mercado de importação de carne bovina resfriada da Malásia e este comércio se expandiu 40% em 2003, apesar dos altos preços australianos, para 1,03 mil toneladas, ou 15% do total de exportações a este mercado.

Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA)

Os comentários estão encerrados.