Exportações australianas de carne bovina ao sul da Ásia diminuíram em 2003
9 de fevereiro de 2004
Carne bovina: US$110 milhões exportados em janeiro
11 de fevereiro de 2004

Demanda por carne bovina cresceu 5% em 2003 nos EUA

A demanda dos consumidores dos Estados Unidos apresentou uma contínua e forte tendência de alta em 2003, com o Índice de Demanda de Carne Bovina aumentando mais de 5% comparado com 2002 e mais de 15,4% desde que reverteu seu declínio de 20 anos em 1998, informou o Comitê de Produtores de Carne Bovina (Cattlemen’s Beef Board – CBB) durante a Convenção Anual da Indústria Pecuária.

“Com o contínuo fortalecimento da demanda em 2003, nós ultrapassamos a meta do Plano de Longo Alcance da Indústria de carne bovina de aumentar a demanda em 6% entre 2000 e o final de 2004 – e nós conseguimos isso um ano antes”, disse o presidente do CBB em 2003, Andy Tucker.

“Com todos os desafios que estamos enfrentando, essas certamente são boas notícias para os produtores. Se nós pudermos continuar construindo a demanda, seremos melhores produtores de carne do que qualquer outra coisa – apesar das outras forças econômicas e de mercado que poderão surgir além do alcance dos produtores”.

O recente caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) nos EUA apontou para a necessidade de fornecer um sistema acurado, cientificamente baseado em segurança no fornecimento de carne bovina do país. Com o objetivo de construir a demanda por carne bovina, disse Tucker, o programa de promoção de carnes financiado pelos próprios produtores de carne bovina do país – Beef Checkoff – também precisa manter seu foco no papel da carne bovina no suprimento das demandas nutricionais e de conveniência para os consumidores atuais, mais conscientes sobre questões de saúde.

“Especialmente devido ao caso de EEB nos EUA, é crítico que o programa Beef Checkoff permaneça intensamente focado na promoção da carne bovina, pesquisa e programas de informação voltados a aumentar a demanda. Apesar de a presença de EEB no país ter atraído grande atenção dos consumidores sobre a doença, pesquisas recentes indicam que os consumidores também receberam informações que eles precisavam para entender que o fornecimento de carne bovina nos EUA permanece sendo o mais seguro do mundo”.

O Índice de Demanda de Carne Bovina, que reflete tanto o consumo per capita como os gastos dos consumidores com carne bovina, é um indicador de que a indústria está no caminho certo, disse Tucker. Porém, não há espaço para complacência. “Nós estamos entusiasmados com a indústria de carne bovina e queremos ver o Índice de Demanda continuar aumentando. Mas se continuarmos caminhando na direção certa na demanda, temos que trabalhar juntos como produtores. As reuniões da indústria nos deram nesta semana uma oportunidade de nos unir e focalizar nossas metas comuns”.

Fonte: AgWeb.com (por Julianne Johnston), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.