Alegrete inicia sorologia na área de vigilância
27 de fevereiro de 2002
MAPA define regras da certificação bovina
27 de fevereiro de 2002

Supermercado japonês tem informações sobre rastreabilidade bovina em suas gôndolas

A rede varejista Aeon Co. instalou um sistema computadorizado, em um supermercado em Kanagawa, Japão, que informa aos clientes sobre a carne vendida no estabelecimento, incluindo dados de testes de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), também conhecida como doença da “vaca louca”.

A rede japonesa de supermercados Aeon Co. é a única que fornece hoje aos seus clientes informação escrita sobre a origem da carne a ser adquirida, raça do animal e resultados dos testes realizados pelo governo. No entanto, com o novo sistema implantado, também são fornecidas outras informações, como o tipo de alimentação com que o gado foi criado. As informações estão disponíveis em um computador ao lado da gôndola de carne. Os dados são obtidos através de um acordo com a Federação Nacional de Cooperativas Agrícolas do Japão.

Os clientes obtêm as informações sobre a carne que irão comprar, utilizando um terminal multimídia com código de barras. Esse terminal fornece também receitas para serem preparadas com os cortes. A rede pretende instalar o mesmo sistema em mais 30 lojas até julho desse ano.

A venda de carne bovina na rede varejista Aeon caiu 70% com o aparecimento de casos de EEB no Japão em setembro do ano passado. Com o início de campanhas promocionais feitas em todo o Japão por empresas relacionadas com a cadeia da carne bovina, as vendas se recuperaram parcialmente.

Depois da terceira campanha publicitária feita pela Aeon para recuperar a confiança do consumidor entre 25 de janeiro e 3 de fevereiro desse ano, as vendas de carne estão somente 20% mais baixas em relação ao ano passado.


Funcionário mostra o computador, com informações sobre a carne vendida no supermercado.

Fonte: Japan Times, adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.