Os dados de exportação de carne bovina da Austrália divulgados pelo Departamento de Agricultura, Pesca e Silvicultura (Department of Agriculture, Fisheries and Forestry – DAFF), revelaram que enquanto o total das exportações em janeiro declinou 11% com relação ao ano anterior, para 45.965 toneladas, as exportações ao Japão atingiram um volume recorde, aumentando 40% com relação ano mesmo mês de 2003, para 23,7 mil toneladas.
As exportações de carne bovina australiana aos Estados Unidos em janeiro, de 13,77 mil toneladas, foram 25% menores do que os níveis do ano anterior, à medida que os exportadores da Austrália desviaram seus produtos para outros mercados, particularmente o Japão. As exportações de carne bovina resfriada para os EUA reduziram muito à medida que mais carne bovina doméstica com preços mais acessíveis se tornava disponível no mercado após a barreira imposta à carne bovina dos EUA por grande parte dos mercados de exportação.
As exportações recordes de carne bovina australiana ao Japão em janeiro aconteceram devido, em grande parte, à forte demanda por carne bovina importada, dada à redução na oferta ocorrida após a barreira imposta ao produto dos EUA.
As exportações de carne bovina australiana à Coréia caíram 14% em janeiro, para 3,58 mil toneladas, o sétimo declínio mensal consecutivo com relação ao ano anterior. Similar ao que aconteceu com a Coréia, as exportações também declinaram ao Canadá, México e Filipinas, enquanto as exportações à Taiwan aumentaram 17% com relação ao ano passado, para 1.754 toneladas.
Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint