Durante a solenidade de abertura da colheita do arroz, técnicos dos ministérios da Agricultura de Brasil e Uruguai entregaram ao ministro brasileiro da Agricultura, Roberto Rodrigues pedido de integração sanitária da fronteira entre os dois países. Segundo o chefe da Defesa Animal do Mapa no RS, José Severo, é preciso que se desburocratize a região, “num raio de 25 km para cada lado, a partir de Jaguarão”, para efetuar normas comuns de sanidade num trabalho integrado.
O técnico do serviço de pecuária do ministério uruguaio, Herbert Bertotto, pediu a manutenção da vacinação contra febre aftosa “devido às áreas de risco do norte da Argentina, Bolívia e Paraguai”. O projeto de “Vigilância Zoosanitária” envolve 12 municípios do Brasil e seis do Uruguai. A população bovina na região é de 631 mil cabeças, com 325 mil ovinos em 3,5 mil propriedades.
Entre as metas para 2004 estão vacinação simultânea na área de 50 km e inclusão da região fronteiriça no projeto. Para 2005 a meta é padronizar a vacinação entre RS, Uruguai e Argentina. Rodrigues estará dias 25 e 26 em Montevidéu.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint