S. Gabriel reúne criadores de Devon em dia de campo
18 de março de 2004
Ministro da Agricultura ameaça deixar o cargo
22 de março de 2004

Brasil poderá vender carne in natura aos EUA ainda este ano

O Brasil pode iniciar as vendas de carne in natura para os Estados Unidos ainda este ano, informou o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Amauri Dimarzio, após encerrar a primeira reunião do Comitê Consultivo de Agricultura Brasil-Estados Unidos (CCA).

Segundo Dimarzio, até maio os EUA devem aprovar os requisitos sanitários para importação da carne bovina brasileira, com a finalização da avaliação quantitativa de risco. “O Comitê vai acelerar o andamento de vários temas que envolvem o comércio bilateral, inclusive a exportação de carne in natura“, afirmou o secretário, ao lado do administrador do Serviço de Agricultura Exterior do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Kenneth Roberts.

Técnicos do Mapa e do USDA estiveram reunidos em Brasília desde segunda-feira (15) para elaborar propostas de interesse comum envolvendo as áreas sanitária e zoosanitária, fitossanitária, capacitação técnica e comércio.

Roberts disse que, a partir da criação do Comitê, Brasil e Estados Unidos devem mudar suas relações comerciais transformando intimidação e preocupação em cooperação. “Devemos trabalhar para estar do mesmo lado da mesa de negociação nos fóruns internacionais”, considerou.

A próxima reunião do CCA deverá ocorrer dentro de um ano, mas em seis meses os técnicos farão um inventário do que foi realizado no período.

Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.