A Secretaria da Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte lança hoje, em Santa Cruz mais uma campanha de vacinação contra aftosa, que pretende alcançar nessas duas etapas 800 mil cabeças de gado.
O secretário da Agricultura, Iberê Ferreira reuniu a imprensa e técnicos do diversos órgãos ligado à agricultura do Estado para falar sobre a campanha que terá duas etapas: abril e em outubro.
“O criadores têm que se engajar na campanha, porque os agentes financeiros Banco do Brasil e Banco do Nordeste só liberam financiamentos para quem tiver o certificado de vacinação fornecido pela Emater”, ressalta Ferreira.
O Estado ainda está na faixa do “risco desconhecido” quando se trata de doença aftosa, para chegar a “médio risco” é preciso vencer etapas. No Nordeste somente a Bahia e Sergipe são considerados territórios livres de doença. Segundo o secretário, o Estado avançou muito, existe uma conscientização dos pecuaristas para os perigos de quem não vacina seu rebanho contra aftosa.
O último caso conhecido de febre aftosa no Estado foi em 2000, na região Agreste, no município de Montanhas. “Nossa meta é vacinar a maior quantidade de animais possíveis e para isso o trabalho da imprensa, tem um fator preponderante na informação sobre a campanha”.
Fonte: Tribuna do Norte, adaptado por Equipe BeefPoint