Com o objetivo de controlar as etapas de vida de um animal desde o nascimento até seu abate e posterior comercialização, o Sistema Nacional de Informação Pecuária do Uruguai (SING) contratou a empresa Sonda para o desenvolvimento de um sistema de identificação para o gado do país.
Desta forma, a companhia, juntamente com outras empresas do setor tecnológico do país, concretiza o conceito de rastreabilidade individual, sistema que rastreia todas as etapas na vida de um animal desde seu nascimento até que seus produtos cheguem à mesa do consumidor, que ganhou força na indústria de carnes, especialmente nos países da União Européia (UE), onde os consumidores são mais exigentes com relação à origem e sanidade dos alimentos.
Pensando nisso e para se diferenciar do restante dos países exportadores de carne, foi criado recentemente no Uruguai o Sing, que tem como principal finalidade garantir a rastreabilidade do animal, tanto por grupo de animais como individualmente.
Com isso, a expectativa é que até o final de 2004, 10% do gado uruguaio esteja com dois brincos nas orelhas, um exibindo números e letras e outro com um chip que disponha da mesma informação para sua leitura eletrônica. Este sistema, além de proporcionar maior garantia para a segurança alimentar e inocuidade sanitária, dá um melhor respaldo para o processamento da informação, graças ao sustento tecnológico que, neste caso, está sendo fornecido pela Sonda Uruguai, agindo como um integrador e outras empresas do setor tecnológico do país, além da assessoria de especialistas franceses nos sistemas de rastreabilidade. Este projeto conta com o financiamento do Banco Mundial.
Fonte: Mundo em Línea, adaptado por Equipe BeefPoint