Um comitê diretor, formado pelos principais grupos da indústria, produtores independentes de carne bovina e pelo Meat and Livestock Australia (MLA), está revisando os atuais programas de marketing da indústria australiana, bem como os requerimentos de financiamento das atividades de marketing da carne bovina do MLA.
O presidente do Comitê Diretor de Financiamento da Indústria de Carne Bovina e produtor de carne bovina em Queensland, Don McDonald, disse que a revisão será feita devido às mudanças sem precedentes ocorridas no ambiente comercial.
“Assuntos como encefalopatia espongiforme bovina (EEB) em três de nossos principais mercados de exportação, o impacto da pneumonia asiática e da gripe do frango na confiança dos consumidores de nossa região, uma provável racionalização dos supermercados no Japão, o aumento do dólar australiano, o aumento das exportações da América do Sul e a crescente demanda dos consumidores da Austrália, juntos, criaram um mercado dinâmico”.
Os 10 membros do comitê incluem representantes do Cattle Council of Australia, do Australian Lot Feeders Association (ALFA) e do Australian Meat Industry Council, além de três produtores independentes e de representantes do MLA.
McDonald disse que a revisão das estratégias de marketing da carne bovina e dos programas é necessária para garantir recursos adequados disponíveis para futuras promoções e desenvolvimento de atividades no mercado.
“Estas mudanças em nosso ambiente comercial fornecem algumas excelentes oportunidades para nossa indústria, bem como determinam algumas ameaças reais. Concordamos na reunião anual Fórum de Estratégias da Indústria de Carnes Vermelhas, ocorrido em outubro passado, que uma avaliação dos programas e necessidades de financiamentos futuros da indústria de carne bovina deveria ser feita, e isso levou à formação do comitê”.
“Uma área de foco crucial para o comitê é determinar se os atuais programas são suficientes ou se são necessários esforços adicionais em alguns mercados para atender os interesses de longo prazo da indústria de carne bovina. Se for necessário um financiamento adicional, nós precisamos recomendar do quanto será, para quais setores e em que áreas isso seria alocado. Se o comitê recomendar a necessidade de financiamentos adicionais, proporá um processo de implementação que garantirá à indústria todas as informações e transparência absoluta”.
Os produtores de carne bovina da Austrália ficarão sabendo no final da análise se terão mudanças no imposto pago para esta finalidade. O relatório do comitê estará disponível em junho deste ano.
Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint