O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Roberto Rodrigues, assinou instrução normativa criando o Sistema Brasileiro de Classificação de Carcaças de Bovinos, que vai incluir todos os animais abatidos nos estabelecimentos sob o controle do Serviço de Inspeção Federal (SIF). O documento foi assinado ontem (03/05) durante a abertura oficial da 70o ExpoZebu, em Uberaba (MG), onde Rodrigues também recebeu homenagem pelos “relevantes serviços prestados ao Brasil”. Com esse mecanismo, a cadeia produtiva da carne bovina passará a oferecer aos consumidores indicativos de qualidade, como sexo e maturidade do animal, peso e acabamento da carcaça.
Até 31 de dezembro deste ano, a adesão dos frigoríficos ao Sistema Brasileiro de Classificação de Carcaças será voluntária (clique aqui e leia matéria sobre o assunto).
Sisbov
Durante sua visita à ExpoZebu, o ministro anunciou o credenciamento pelo Mapa da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) no Sistema Brasileiro de Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov). Entre os anos de 1975 e 2002, a ABCZ construiu um banco de dados zootécnicos, que possui informações de mais 6.063.414 pesagens de cerca de 1,531 milhão de animais de raças zebuínas inscritas nas provas zootécnicas.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint