Vacinar 100% do rebanho de 10,5 milhões de bovinos e bubalinos do Paraná contra a febre aftosa é a meta da Secretaria de Estado da Agricultura durante a campanha de vacinação, que começou no último dia 1o. O otimismo da secretaria vem do resultado da campanha em novembro do ano passado, que atingiu 98,7% do rebanho estadual.
De acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), até agora o Paraná adquiriu 9,2 milhões de doses da vacina e a expectativa é que esse número chegue a 11,8 milhões até o final do primeiro semestre. Em 2003, nos primeiros seis meses do ano, o Estado comprou 11 milhões de doses. O Paraná está em 7o lugar entre os estados brasileiros em número de cabeças e também em compra de vacinas.
As estratégias para atingir a meta variam de região para região, segundo o diretor do Departamento de Defesa Agropecuária da secretaria, Felisberto Queiroz Baptista. Entre elas, está a contratação temporária de vacinadores, que estão atendendo às pequenas propriedades, onde o acesso à vacina é mais difícil. ”Essa é uma forma de a vacina chegar até o produtor”. Nas regiões de fronteiras, principalmente as internacionais, onde há possibilidade de a doença entrar no Paraná, a campanha tem um trabalho mais intenso.
Fonte: Folha de Londrina/PR (por Andréa Bordinhão), adaptado por Equipe BeefPoint