Austrália vê pequenos ganhos de acordo de livre comércio com EUA
13 de maio de 2004
Chile volta a importar carne do MS
17 de maio de 2004

Planejamento alimentar. 2. Estrutura do rebanho e taxa de lotação animal

O segundo passo para a execução do planejamento alimentar de uma propriedade, após o levantamento de índices zootécnicos, é a definição da estrutura do rebanho (número de animais em cada categoria animal). Com isso, é possível calcular-se a taxa de lotação da fazenda durante o período em questão.

Para ilustrar o processo de planejamento alimentar, será tomada como exemplo uma fazenda de gado de corte que se dedica às atividades cria, recria e engorda. Essa propriedade hipotética possui um rebanho de 550 vacas. A estação de monta é feita de outubro a janeiro com monta natural, utilizando-se 1 touro para cada 30 vacas. Os nascimentos ocorrem entre agosto e novembro e a desmama entre março e maio. A avaliação de prenhez das vacas é feita em maio. A fertilidade do rebanho é de 80% e das novilhas de 90%. A taxa de mortalidade de bezerros é de 2% e é feita reposição de 20% das vacas por ano.

As vacas vazias são vendidas no final do inverno, juntamente com as novilhas refugadas aos 24 meses. As novilhas vazias (entraram na estação de monta e não emprenharam) são descartadas com 30 meses no final do verão. Os bois são vendidos em três períodos: 40% com 24 meses, 40% com 30 meses e 20% com 36 meses. São vendidos, portanto, 430 animais ao longo do ano de acordo com a distribuição apresentada na Tabela 1.

Tabela 1: Venda de animais ao longo do ano.


Com estas informações sobre o sistema de produção é possível determinar o número de cabeças em cada categoria animal no verão e no inverno (Tabela 2).

Tabela 2: Estrutura do rebanho, em número de cabeças.


Como o objetivo final do planejamento é definir a necessidade de alimentos, a composição do rebanho deve ser determinada em unidades animal (uma unidade animal corresponde a um animal de 450 kg ou a um animal consumindo 10 kg MS/dia) e não em número de cabeças (Tabela 3).

Tabela 3: Composição do rebanho em número de cabeças e de unidades animal.


Neste exemplo, os cálculos foram feitos considerando-se os períodos de “verão” e “inverno” para um rebanho estável. O planejamento, no entanto, pode ser mais detalhado, fazendo-se os cálculos mês a mês e considerando-se a evolução do rebanho nos casos em que este ainda não esteja estabilizado.

No próximo artigo desta série serão discutidas algumas alternativas de alimentação para este mesmo rebanho.

Os comentários estão encerrados.