Próxima palestra BeefPoint: Marketing Internacional da Carne em Botucatu/SP
18 de maio de 2004
IBGE: carnes são principal item em despesas de alimentação, mas participação diminui
20 de maio de 2004

Rússia barra importação de países que registraram EEB

O Serviço Veterinário da Rússia proibiu a importação de carne bovina de países que registraram casos de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), a doença da “vaca louca”, informou ontem o serviço de imprensa oficial do governo russo. O embargo atinge 24 países, entre os quais Estados Unidos, Canadá e a maioria dos países da União Européia, e entrou em vigor na última segunda-feira (17/5).

A decisão pode favorecer as exportações brasileiras de carne bovina e reduzir o impacto do sistema de cotas de importação da Rússia. Pelo sistema, a cota para este ano é 447,2 mil toneladas, sendo 17,2 mil para EUA, 359 mil para UE, três mil para Paraguai e 68 mil toneladas para “outros”, categoria que inclui o Brasil. “É evidente que essas restrições facilitam o acesso do Brasil ao mercado russo”, disse o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Pratini de Moraes, acrescentando que esse país já é o quinto mercado para a carne brasileira.

Em abril passado, as vendas de carne bovina in natura à Rússia somaram 7,3 mil toneladas, alta de 137%, de acordo com a Abiec.

Fonte: Valor OnLine, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.