No último dia 13 de maio, quinta-feira, foi republicada no Diário Oficial do Estado do Mato Grosso do Sul, a portaria no6244, que torna obrigatória a informação da evolução da faixa etária de bovinos e bubalinos pelo pecuarista à Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS (Iagro).
De acordo com o gerente de Inspeção e Defesa Sanitária e Animal do Iagro, Oswaldo Pereira Dias, o objetivo da nova portaria é otimizar o sistema de defesa, além de facilitar a vida do pecuarista quando ele tiver que movimentar o rebanho. “Esta medida evita complicações no futuro”, garante o gerente de Inspeção.
Segundo Dias, a evolução dos animais era exigida pela Agência em novembro, mês que acontece a segunda etapa da campanha contra a aftosa. A nova portaria permitirá que o produtor realize a evolução em qualquer mês do ano, o que representa um maior controle sobre a propriedade durante os 12 meses.
O gerente de Inspeção informa também que agentes do Iagro seguem a campo para conferir as informações fornecidas ao Instituto. O pecuarista que não informar a evolução do animal é multado em R$ 10 reais por cabeça não declarada. “Mesmo assim, há produtores que não fazem a evolução dos animais”, finaliza.
Fonte: Juliano Fantazia, da Equipe BeefPoint