Pesquisa BeefPoint de Confinamentos 2003
24 de maio de 2004
Brasil recupera espaço no mercado russo
26 de maio de 2004

Produtos de origem animal elevam preços agrícolas em SP

De acordo com pesquisa do Instituto de Economia Agrícola (IEA), os preços agrícolas cresceram 3,61% na terceira quadrissemana de maio de 2004, embora com retração de 0,31 ponto percentual em relação à quadrissemana anterior. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) de São Paulo mantém, assim, a tendência de alta, em função da recuperação dos preços dos produtos de origem animal, cujo aumento se deve à forte expansão das exportações.

Dos 19 produtos analisados, dez apresentaram crescimento no preço (amendoim, café, cebola, tomate, trigo, aves, boi (3,45%), leite, ovos e suínos), enquanto nove tiveram reduções (algodão, arroz, batata, banana, cana-de-açúcar, feijão, laranja, milho e soja).

No segmento animal, a alta nos preços de todos os produtos elevou o preço do grupo em 8,45%. O resultado foi o aumento de 3,61% no índice geral (IPR). É importante destacar que no acumulado do mês, até a terceira semana, o IPR apresenta alta de 1,68%, indicando uma estimativa de variação no mês da ordem de 2,20%.

Fonte: IEA, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.