Relações entre as medidas de carcaças pelo uso da ultra-sonografia e o inicio da puberdade em novilhas de reposição
1 de junho de 2004
Mapa discute Sisbov na Câmara dos Deputados
3 de junho de 2004

FEA-UNICAMP homanageia Dr. José Christovam Santos

A Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), da UNICAMP, aproveitará a passagem do 31o aniversário de criação do seu Departamento de Tecnologia de Alimentos, no dia 21 de junho deste ano, para homenagear o Dr. José Christovam Santos, que foi docente da casa e um dos responsáveis pelo desenvolvimento da moderna indústria brasileira de carnes. A homenagem tem por objetivo reconhecer o valor de um dos maiores técnicos brasileiros do setor, no momento em que a indústria nacional da carne quebra recordes consecutivos, contribuindo decisivamente para as exportações e o equilíbrio da balança comercial do país.

É um justo reconhecimento pelos cinqüenta anos de vida profissional dedicados à elevação dos padrões de inspeção, dos projetos de construção, e da qualidade higiênico-sanitária das carnes, fatores fundamentais para um melhor posicionamento do Brasil no comércio internacional.


Dr. Christovam formou-se em Medicina Veterinária na Escola Nacional de Veterinária da Universidade Rural do Rio de Janeiro, em 1949, e ingressou na Inspeção Federal em 1950, junto à Inspetoria Regional do DIPOA – Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SP.

Em 1952 foi designado encarregado da Inspeção Federal do Frigorífico Armour de São Paulo. Depois passou por treinamento nos Estados Unidos com o objetivo de trazer conhecimentos para modernização do processamento de subprodutos. Em 1955, foi indicado para estudar os problemas das indústrias de carnes e derivados nos estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, e Paraná, tarefa que deu origem a diversos trabalhos técnicos.

De 1957 a 1961, chefiou a Inspetoria Distrital da Inspeção Federal, com sede em Barretos, SP. Entre agosto de 1961 e janeiro de 1976, chefiou a Inspetoria Regional do DIPOA – SP, e de fevereiro de 1976 até sua aposentadoria em 1979, chefiou a Defesa Sanitária Animal nesse estado.

Na área acadêmica, em 1966, o Dr. José Christovam Santos venceu o concurso de títulos para Professor Titular da Cadeira de Inspeção e Tecnologia de Carnes da Escola de Veterinária Federal de Goiás, mas optou por não tomar posse no cargo. A partir da década de 70, na FEA, exerceu a docência e a pesquisa na Área de Tecnologia de Carnes e Derivados, até 1995. Em fevereiro de 1972, foi designado para presidir a implantação da “Federalização da Inspeção Sanitária no Estado de São Paulo”, que viria privilegiar o incentivo à construção de matadouros-frigoríficos de médio porte, em substituição aos precários estabelecimentos existentes.

O programa de federalização comandado pelo Dr. Christovam, na área de saúde pública, teve o grande mérito de ampliar de modo significativo o acesso do consumidor brasileiro a carnes de ótima qualidade sanitária. O programa impulsionou, também, o parque industrial efetivamente inspecionado, eliminando a concorrência desleal, com a interdição de 127 matadouros de bovinos e suínos, 123 matadouros de aves, 114 fábricas de conservas e 16 estabelecimentos de laticínios.

Os novos estabelecimentos, construídos a partir do início da federalização, representaram a base da consolidação da indústria tipicamente nacional. Dotados de características próprias, baseadas nos critérios e conceitos desenvolvidos por inspetores veterinários, engenheiros e fabricantes de equipamentos, tornaram-se um padrão de estrutura e funcionalidade. Foi nessa época que surgiram os frigoríficos que ajudaram a fazer a história da moderna indústria da carne, ampliando de modo expressivo o número de empresas nacionais exportadoras.

Fonte: FEA/UNICAMP, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.