Indonésia retira barreira às importações de carne bovina dos EUA
3 de junho de 2004
Hoje acordei invocado
7 de junho de 2004

Rússia suspende importação de carne bovina da UE

As autoridades da Rússia deixaram de aceitar os certificados de exportação de alguns dos exportadores de carnes da União Européia (UE). Ao rejeitar os certificados veterinários que normalmente acompanham as importações, a Rússia efetivamente suspendeu as importações de todos os produtos de origem animal vindos da UE.

O Ministério da Agricultura da Rússia disse que poderia suspender as importações de carnes da UE a partir de primeiro de maio se houvesse falhas entre os 25 países do bloco europeu em concordar com as medidas de segurança alimentar, estendendo, depois, a data da suspensão para primeiro de junho.

A Rússia está insatisfeita com o atual sistema onde suas exportações à UE são feitas através de um processo centralizado de alimentos monitorados pela Comissão de Saúde e Proteção do Consumidor, em Bruxelas. Em contraste, as verificações das exportações da UE para a Rússia estão sendo feitas por cada estado membro, com autoridades veterinárias nacionais emitindo certificados de segurança. “Eles querem um único certificado de exportação”, disse um oficial da Comissão.

Para este ano, a UE tem cota de exportação de 205 mil toneladas de carne de frango para a Rússia, 227,3 mil toneladas de carne suína, 331,8 mil toneladas de carne bovina congelada e 27 mil toneladas de carne bovina fresca.

Fonte: Reuters (Alexandras Budrys), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.