Indústria de carnes dos EUA lançará nova campanha promocional
11 de abril de 2002
Resultados do Enipec 2002
15 de abril de 2002

AL: lançada campanha de combate à febre aftosa

O município de Satuba, em Alagoas, foi palco, na última quarta-feira (10/04), do lançamento dos trabalhos de divulgação da campanha de vacinação contra a febre aftosa, feito na Escola Agrotécnica da cidade pela secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca. A primeira etapa da campanha, com duração de 30 dias, foi lançada oficialmente no domingo passado, durante o encerramento da 3a Expoleite, no Parque da Pecuária. “Nosso objetivo com essa campanha de vacinação é acelerar o processo de abertura das fronteiras do Estado”, observou o secretário de agricultura, Reinaldo Falcão.

A segunda etapa da vacinação contra a aftosa acontecerá em outubro, com duração de 30 dias. A meta, segundo o secretário, é vacinar todo o rebanho bovino, estimado em 700 mil cabeças, repetindo o sucesso de campanhas anteriores e avançando no processo de abertura das fronteiras do Estado para a pecuária. “Vamos dar prioridade ao controle sanitário animal. Em poucos dias teremos concluído o cadastro agropecuário e iniciaremos outras ações que possibilitem a melhoria da classificação do Estado no controle oficial da febre aftosa”.

Em 2001, a Secretaria de Agricultura conseguiu uma cobertura da campanha em 100% do rebanho alagoano. Nos últimos três anos nenhum caso da doença foi registrado no Estado. “Na região onde encontram-se bloqueadas as fronteiras, daqui até o Maranhão, Alagoas foi o Estado que mais avançou no processo de controle da aftosa”, ressaltou Falcão.

“Com o apoio das prefeituras, da sociedade e com a união dos criadores, vamos avançar no controle sanitário e conseguir, o mais breve possível, tornar o Estado zona livre da febre aftosa”, destacou Reinaldo Falcão. A classificação de Alagoas como “zona de risco desconhecido” provoca perdas para os pecuaristas à medida que fecha as fronteiras do Estado com a maior parte do País. A comercialização de animais só está liberada para o próprio Estado e mais seis estados nordestinos incluídos no Circuito Pecuário Nordeste.

Fonte: Tribuna de Alagoas e Gazeta de Alagoas, adaptado por Equipe BeePoint

Os comentários estão encerrados.