Marca de carne bovina australiana está entre as 10 preferidas no Japão
17 de junho de 2004
Rússia suspende compra de carne do Brasil
19 de junho de 2004

Programa de testes para EEB preocupa produtores e exportadores nos EUA

A possibilidade de uma nova campanha maciça de testes do gado nos Estados Unidos produzir mais descobertas de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) ou doença da “vaca louca”, preocupa o setor de carne bovina norte-americano. São necessários meses de negociações para reabrir os mercados de exportação que eventualmente sejam perdidos.

Os produtores e exportadores contam com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda) para deter reações intempestivas no exterior caso sejam descobertos mais casos da doença após os laboratórios iniciaram uma campanha este mês para testar 268 mil cabeças de gado nos próximos 12 a 18 meses.

Desde que um caso de EEB foi descoberto nos EUA em dezembro, o México gradualmente suspendeu os vetos sobre a maior parte dos produtos de carne bovina norte-americanos e o subsecretário do Usda, J.B. Penn, disse que meses de negociações com o Japão provavelmente resultarão na retomada do comércio no terceiro trimestre deste ano.

Lynn Heinze, principal porta-voz da Federação de Exportação de Carne dos Estados Unidos, disse que a organização está preocupada que o Usda não tenha recebido garantias de países, como o México, que as fronteiras não serão fechadas novamente no evento de outro caso de EEB ser diagnosticado nos EUA. “A discussão deve prever a possibilidade de surgirem resultados positivos nos testes diante de um programa sanitário tão extenso”, disse Heinze.

Fonte: Gazeta Mercantil, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.