Mapa dá novo prazo ao Sisbov
22 de junho de 2004
Leonel
24 de junho de 2004

UE: Fischler prevê aumento de preço da carne bovina no mercado internacional

O comissário da Agricultura da União Européia (UE), Franz Fischler, prevê que nos próximos cinco anos o preço da carne bovina subirá 9% na Europa, o que levará a um aumento do valor do produto a nível internacional. “De hoje até 2010, a carne aumentará na Europa cerca de 9% como conseqüência das reformas da Política Agrícola Comum (PAC) nos países da comunidade”, afirmou o comissário da Agricultura.

“Com a nova política agropecuária européia, que privilegia a qualidade acima do número de cabeças de gado, só prevemos um leve aumento da produção. No entanto, haverá um aumento no consumo”, disse o comissário, referindo-se aos países do Leste Europeu, recentemente integrados ao bloco.

Fischler citou as características da nova política que tem um lugar de destaque às praticas de bem estar animal e ao cuidado com o meio-ambiente, o que determina uma criação de gado em condições de maior conforto.

As novas medidas, que entrarão em vigência em primeiro de janeiro de 2005, implicarão em uma redução de 65% da quantia de subsídios aplicados à produção e de 53% do fomento às exportações de carnes. Ao contrário, Fischler presume um aumento de 50% das importações de carnes provenientes de países em desenvolvimento, o que certamente impulsionará um crescimento do preço internacional da carne.

Fonte: Diariohoy.net, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.