O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Maçao Tadano, desmentiu os boatos de que Egito e Indonésia teriam vetado o produto brasileiro. “Não recebemos nada”.
Mesmo com o encontro que acontece hoje (29/06) entre a missão brasileira e o governo russo para tratar da suspensão às importações de carne brasileira por aquele país, o fim do embargo já era dado como praticamente certo em Santa Catarina, principal exportador de suínos para o país.
Apesar de não haver informações oficiais, um dos quatro navios que aguardavam há dias no Porto de Itajaí (SC) para realizar os embarques decidiu atracar ontem (28/06) à noite na expectativa de iniciar hoje de manhã o carregamento. Os embarques estão suspensos há 11 dias porque os técnicos russos que inspecionam o produto pararam de liberar os documentos necessários para fazer o carregamento.
O secretário da Agricultura de Santa Catarina, Moacir Sopelsa, disse ter recebido informações da Rússia de que a reunião deve mesmo selar o acordo para retomada das exportações.
Sopelsa espera que até o meio dia de hoje (horário de Brasília) seria dado o sinal verde. Além da carne, os técnicos dos dois países debaterão a sanidade do trigo russo. O secretário afirmou ainda que o desfecho para o embargo argentino também estaria próximo.
Na semana passada, o governo anunciou que a situação estaria equacionada. A demora frustrou várias agroindústrias. Esperamos desde quarta-feira (23/06) que o problema se resolvesse a qualquer momento, disse o presidente da Cooperativa Central Oeste Catarinense (Aurora), José Zeferino Pedrozo.
No Pará, as 160 cabeças de gado do município de Monte Alegre, serão sacrificadas, por conta do caso de febre aftosa, disse o diretor da Agência de Defesa Agropecuária estadual, Luiz Pinto. Ele informa ainda que o foco está sob controle e todos procedimentos foram tomados, como o isolamento da fazenda e a proibição do trânsito de animais em um raio de 25 quilômetros.
Fonte: Gazeta Mercantil (Elmar Meurer, Neila Baldi e Raimundo José Pinto), adaptado por Equipe BeefPoint