O confinamento de bovinos durante o período da seca visando a produção de carne durante a entressafra, é uma prática bastante comum no Brasil, tendo atualmente, aproximadamente 2.000.000 de cabeças confinadas anualmente no país. Dentro dos custos de produção do confinamento de bovinos de corte, os custos de alimentação compreendem a maior parte, sendo a proteína o ingrediente mais caro por unidade, e a energia o de maior valor por sua grande proporção nas dietas. Nesses casos é essencial o estudo de substitutos para os grãos ingredientes das dietas, visando à diminuição dos custos de alimentação e consequente aumento dos lucros da atividade. Os subprodutos agroindustriais já são bastante utilizados, tendo inclusive ocorrido elevado reajustes nos preços de aquisição desses produtos.
Faturi et al. (2003) avaliaram a substituição do grão de sorgo por aveia preta em dietas de novilhos confinados em terminação. Os níveis de substituição utilizados foram: 0 (CON), 33 (T33), 66 (T66) e 100%. As fontes de volumoso das dietas experimentais foram silagens de sorgo e milho, sendo utilizada a de sorgo no 35 dias iniciais e a de milho nos 32 dias finais. Os animais utilizados foram novilhos Nelore, Charolês e mestiços, distribuídos em todos os tratamentos. Os animais foram alimentados duas vezes ao dia, com uma dieta balanceada para ganhos de 1,2 kg/animal/dia segundo NRC (1984). As tabelas 1 e 2 mostram a composição dos concentrados com as diferentes proporções de substituição do grão de sorgo por aveia, para silagens de sorgo e milho na proporção 60:40 volumoso: concentrado.
Tabela 1. Composição dos concentrados utilizados com silagem de sorgo com diferentes proporções de substituição do grão de sorgo por aveia.
Tabela 3. Valores médio de peso vivo inicial (PVI) e final (PVF), e ingestão de matéria seca (kg/animal/dia) com diferentes volumosos.
Tabela 4. Valores médios para consumo de FDN (kg/animal/dia) e energia digestível (ED) para os diferentes volumosos com diferentes níveis de substituição de aveia.
Tabela 5. Valores de ganho de peso médio diário (GMD) e conversão alimentar (CA) para os diferentes volumosos com diferentes níveis de substituição de aveia.
Ao se avaliar a viabilidade da substituição do grão de sorgo por aveia para bovinos de corte confinados, é de extrema importância a avaliação econômica da alimentação, pois a queda no desempenho pode ser compensada por um valor de compra da matéria prima menor.
Referêncais bibliográficas
FATURI, C.; RESTLE, J.; BRONDANI, I.L.; ALVES FILHO, D.C.; ROSA, J.R.P.; KUSS, F.; MENEZES, L.F.G. Grão de aveia preta em substituição ao grão de sorgo para alimentação de novilhos na fase de terminação. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 32, n. 2, p. 437-448, 2003.
NRC – NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Nutrient Requirements of Beef Cattle, 6. Ed. Washington, D.C., 1984.