Tumores ovarianos em vacas
16 de julho de 2004
AJJ oferta elite de seu plantel em Guará
20 de julho de 2004

Mercosul pede cota de 315 mil toneladas à UE

Os produtores de carne paraguaios consideram que a União Européia (UE) deveria aproximar mais suas posições com o Mercosul nas negociações entre os blocos e oferecer uma cota de pelo menos 200 mil toneladas do produto, segundo informaram, na sexta-feira (16), fontes do setor.

O diretor da Câmara Paraguaia da Carne, órgão que pertence ao Fórum Mercosul, Roberto Blumenfeld, disse que nas negociações União Européia-Mercosul para o estabelecimento de um acordo de associação, o bloco sul-americano pediu uma cota de 315 mil toneladas de carne desossada.

Em contrapartida, a União Européia ofereceu uma cota de 50 mil toneladas de carne diretas e mais 50 mil no contexto das negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC). “Isso é o que o Mercosul tecnicamente não está aceitando como condicionante. Se isso é uma negociação Mercosul-UE, não pode ser aplicado a uma negociação multilateral”, disse Blumenfeld.

Para ele, a UE “deveria aproximar posições, pelo menos até uma cota mínima entre 200 mil e 250 mil toneladas, isto é, uma cota aceitável”. A cota será repartida nas seguintes proporções: Brasil (42,5%), Argentina (29,5%), Uruguai (21%) e Paraguai (7%).

Fonte: Gazeta Mercantil, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.