O grupo Friboi e a Rio Bravo Investimentos concluíram operação de financiamento por meio de Cédula do Produto Rural (CPR), no valor de R$ 22 milhões, com vencimento em dezembro, para garantir a engorda de 25 mil cabeças de gado bovino de um dos principais pecuaristas que fornecem para o frigorífico.
A operação foi estruturada pela Rio Bravo Investimentos, que captou os recursos no mercado de capitais, explicou o diretor de finanças estruturadas da Rio Bravo, Marcelo Michaluá.
O Friboi, que participa como intermediário, uma vez que o tomador do financiamento é o pecuarista, se comprometeu a comprar o rebanho. “É uma maneira de fidelizar o nosso fornecedor. Estamos criando condições para que ele invista em seu rebanho”, afirmou o diretor financeiro do Friboi, Sérgio Longo.
Esta é a primeira vez que o frigorífico faz uma operação envolvendo CPR deste porte, segundo Longo. Esse mecanismo de antecipação de crédito é utilizado pelo frigorífico há alguns anos com o Banco do Brasil, disse Longo.
A CPR é um título que permite ao agricultor antecipar dinheiro junto ao mercado sob o compromisso de entrega futura de sua produção, no caso da modalidade física, ou por liquidação financeira. Essa operação prevê a entrega física do produto ao Friboi.
“Essa operação também foi estruturada com a seguradora UBF Garantia & Seguros, o que permite a redução de risco de performance do negócio no mercado”, disse Michaluá.
Fonte: Valor OnLine (por Mônica Scaramuzzo), adaptado por Equipe BeefPoint