Boas previsões para cadeia da carne da Austrália
26 de agosto de 2004
Brasil exportará de 26 milhões de peles em 2004
30 de agosto de 2004

Europa atualiza classificação de risco para EEB em sete países

A Autoridade Européia de Segurança Alimentar (European Food Safety Authority – EFSA) publicou um relatório científico atualizado sobre a avaliação de Risco Geográfico para Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) – GBR, da sigla em inglês – para Austrália, Canadá, México, Noruega, África do Sul, Suécia e Estados Unidos.

Enquanto o nível de GBR da Austrália permaneceu no I (ou seja, presença de EEB em bovinos domésticos é altamente improvável), a EFSA aumentou a Noruega para nível II (presença de EEB improvável, mas não excluída). A Suécia permaneceu no nível II e EUA e Canadá foram elevados para o nível III (presença de EEB provável mas não confirmada, ou confirmada em nível baixo) após uma nova avaliação considerando as evidências mais recentes.

O Grupo de Trabalho de Especialistas Científicos da EFSA também avaliou o status do México e da África do Sul, que foram classificados como nível III. Em 2003, a EFSA recebeu a solicitação da Comissão Européia para re-avaliar a GBR de 13 países: Austrália, Botsuana, Canadá, Costa Rica, El Salvador, Nicarágua, Noruega, México, Panamá, Suazilândia, Suécia e EUA.

O grupo de trabalho completou a GBR até agora com as avaliações relacionadas a Austrália, Canadá, México, Noruega, África do Sul, Suécia e EUA. As avaliações para os demais países serão finalizadas até o final de 2004. Ao conduzir as avaliações da GBR, o grupo de trabalho seguiu a metodologia desenvolvida pelo antigo Comitê de Direção Científica da Comissão Européia de Saúde e Segurança do Consumidor. As avaliações de risco são baseadas em dados atualizados fornecidos pelos países envolvidos, bem como outras fontes de dados que cobrem o período de 1980 a 2003.

Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.