Leilão 3-B Nelore Mocho apresenta suas doadoras
20 de setembro de 2004
Rússia aceita carnes estocadas; negociações continuam
22 de setembro de 2004

MS reforça fiscalização na fronteira com Paraguai

Em razão do sucesso da “Operação Boiadeiro”, que implantou cinco postos de fiscalização sanitária na fronteira Brasil-Paraguai para aumentar a defesa agropecuária em Mato Grosso do Sul, o governo decidiu estender a fiscalização a toda a área da fronteira entre os dois países para assegurar o status de livre da febre aftosa. Até então, a fiscalização restringia-se a apenas cinco municípios da região considerados críticos na fronteira.

Segundo o delegado federal da Agricultura em Mato Grosso do Sul, José Antônio Roldão, a medida tem caráter preventivo. “Estamos exercitando o principio da prevenção e aumentando o número de postos de cinco para 15, o que deve abranger todos os municípios e cobrir toda a linha de fronteira entre o Mato Grosso do Sul e o Paraguai”, afirma.

A fiscalização da área já havia sido reforçada com a presença do Exército Brasileiro devido à descoberta, há cerca de um mês, de um caso de rinotraqueíte infecciosa bovina em território paraguaio. Segundo Roldão, o trânsito de animais entre os dois países está proibido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). No entanto, está permitida a entrada da carne desossada no país. “O governo nunca pecará por omissão”, diz o delegado.

Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.