A diretora do Departamento de Defesa Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Denise Euclydes Mariano da Costa, reúne-se nos dia 23 e 24 de maio com representantes do setor produtivo dos Estados do Pará, Acre, Amapá, Amazonas, Roraima e Rondônia para a II Reunião do Circuito Pecuário Norte. Na pauta as perspectivas para os anos de 2002 e 2003.
Hoje os participantes assistem as palestras “Implantação e manutenção de unidades locais de atenção veterinária”, “Criação e gestão de uma agência de defesa agropecuária” e “Diagnóstico laboratorial de doenças vesiculares – colheita, processamento e emissão de resultados”. Os participantes fazem ainda um balanço dos resultados das ações realizadas em seus Estados. Na sexta-feira a discussão será sobre as perspectivas do circuito pecuário norte para os próximos dois anos.
Vacinação de Aftosa no Mato Grosso do Sul
Os pecuaristas do Mato Grosso do Sul terão até o dia 15 de junho para vacinar os bovinos no Planalto e até 30 de junho para imunizar o gado na região pantaneira. A prorrogação do prazo da campanha antiaftosa foi definida ontem pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). A portaria, ampliando as datas da segunda etapa de vacinação, deve ser publicada entre hoje e amanhã no Diário Oficial do Estado.
De acordo com o diretor de Operações do Iagro, Osvaldo Pereira Dias, a vacinação já atinge algo em torno de 70% do rebanho no Estado. “Mesmo assim, o Iagro resolveu ampliar o prazo para garantir melhores resultados na imunização”, frisou. Ele lembrou ainda que está prevista a liberação de mais 15 milhões de doses de vacinas para todo o País nesta semana, e mais um lote no dia 26. “Contudo, sabemos que estas vacinas podem demorar mais de 10 dias para chegar até as revendas do Estado e não podemos arriscar a ficar sem o insumo”, concluiu.
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Correio do Estado/MS (por Rosana Siqueira), adaptado por Equipe BeefPoint