O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS) e Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) planejam a implementação do Programa de Avaliação Reprodutiva de Touros (Parto) na região sul. A iniciativa tem o apoio do Banrisul, Ascar/Emater/RS, Departamento de Produção Animal (DPA/RS) da Secretaria de Estado da Agricultura (SAA) e governo do estado.
O objetivo é avaliar a aptidão reprodutiva do touro, utilizando-o como incremento da fertilidade do rodeio de cria nas propriedades da região. Os touros são fatores multiplicadores de genética e fertilidade e causa expressiva dos baixos índices produtivos nos rodeios.
Os produtores interessados em participar do programa devem buscar informações junto ao Sindicato Rural de Pelotas. A entidade indicará o médico-veterinário credenciado ao exame de touros a campo. O procedimento serve para identificar e eliminar os animais não-aptos e, se necessário, substituí-los por touros aptos. A reposição pode ser financiada a partir de linha de crédito do Banrisul.
Reposição de touros: