A Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carnes Abiec anunciou ontem que no período de janeiro a outubro de 2004, o Brasil vendeu carne bovina para 140 países. O resultado apurado pela entidade representa um significativo avanço no mercado internacional. No mesmo período de 2003 o Brasil exportava para 106 países.
“O aumento do mercado para a carne brasileira, 34 países em um ano, é a consolidação de nossa liderança num ramo em que temos qualidade e sanidade”, disse Marcus Vinicius Pratini de Moraes, presidente da Abiec. “Além disso, fizemos um esforço de marketing no último ano que influenciou muito nesse resultado”, completou. Hoje o país tem na lista de seus clientes países como Moldova e Cazaquistão, e consolida posição em vizinhos como a Venezuela.
Os resultados obtidos até outubro de 2004 reforçaram a importância do marketing da carne brasileira no comércio internacional.
A Sial Xangai, que se realizará em maio de 2005, será o primeiro grande evento da Abiec do ano que vem. As negociações com as autoridades sanitárias chinesas estão avançadas e a expectativa da entidade é vender para os chineses no início do ano.
Fonte: Assessoria de imprensa da ABIEC, adaptado por Equipe BeefPoint