Cadastro é entregue e divisas pecuárias de Alagoas podem ser reabertas
4 de junho de 2002
O criador tem até o dia 7 para comprovar que vacinou contra a febre aftosa em SP
6 de junho de 2002

Brasil conquista mercado de carne bovina das Filipinas

As importações de carne bovina das Filipinas continuam crescendo rapidamente, mas principalmente as oriundas do Brasil e da Índia (carne de búfalo). Essas importações totalizaram 31,695 mil toneladas durante os 4 primeiros meses deste ano, 31% a mais do que as 24,228 mil toneladas registradas no mesmo período de 2001.

A carne bovina do Brasil chega às Filipinas com preços bastante baratos, devido à desvalorização da moeda. As importações da carne brasileira pelas Filipinas se expandiram muito durante o período de janeiro a abril deste ano, atingindo o volume de 4,857 mil toneladas – 15% do mercado – comparado com o volume importado no mesmo período de 2001 – 786 toneladas, ou 3% do mercado.

A competitividade do produto brasileiro, juntamente com a contínua expansão das importações de carne de búfalo pelas Filipinas, está provocando um impacto nas vendas de carnes da Austrália e Nova Zelândia, refletindo em suas participações no mercado filipino.

As exportações de carne bovina da Austrália às Filipinas até abril deste ano foram de apenas 3,988 mil toneladas, 47% menor do que as 7,458 mil toneladas exportadas no mesmo período do ano 2001. As carnes processadas foram responsáveis por 85% das exportações australianas às Filipinas.

As exportações de carne bovina da Nova Zelândia para as Filipinas caíram 78%, de janeiro a abril deste ano, ficando com um volume de apenas 520 toneladas, comparado com as 2,375 mil toneladas exportadas no ano passado (Meat New Zealand). Semelhante ao que ocorre com o produto australiano, aproximadamente 85% da carne bovina neozelandesa vendida ao mercado filipino é processada, fazendo com que esse produto concorra diretamente com a carne brasileira e com a carne de búfalo indiana.

Em contraste, as importações de carne bovina congelada de alta qualidade oriunda dos Estados Unidos e do Canadá continuam crescendo, uma vez que esses produtos não competem diretamente com os produtos brasileiros e indianos.

Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.