O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Roberto Rodrigues, participa amanhã (dia 23), às 16h, da IV Reunião do Circuito Pecuário Nordeste, em Recife (PE). No encontro, Rodrigues fará uma exposição sobre a atuação do ministério, em parceria com os estados, no combate à febre aftosa. Com rebanho estimado em 12 milhões de cabeças, a região ainda convive com a doença. Por isso, o governo federal e os governos estaduais estão desenvolvendo um intenso programa para erradicá-la até 2005.
O Circuito Pecuário Nordeste é formado por Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. Os estados da Bahia e Sergipe, com um rebanho de quase 11 milhões de cabeças, fazem parte do Circuito Pecuário Leste.
Rodrigues reforçará o apelo para que o estados continuem se empenhando nas campanhas de combate à aftosa. Em sua exposição, apresentará dados mostrando a importância da erradicação da doença para a economia brasileira.
Os Circuitos Pecuários Nordeste e Norte são os únicos que ainda não conseguiram a condição de livre de aftosa com vacinação. Para reforçar as campanhas de sanidade animal nas duas regiões, Rodrigues lançou recentemente, no Rio Grande do Norte, o Programa Brasil Livre de Aftosa, um conjunto de ações de educação sanitária que envolve pecuaristas, a comunidade e os governos federal, estaduais e municipais. Na próxima sexta-feira deste mês (dia 26), o ministro participa da campanha em Santarém (PA).
A reunião terminará na quarta-feira (dia 24), com uma palestra do secretário-substituto de Defesa Agropecuária, César Rocha, sobre a “Nova Metodologia para Celebração e Execução de Convênios”.
Fonte:Mapa, adaptado por Equipe MilkPoint