Nelore Fest acontece no próximo dia 19
23 de novembro de 2004
Embargo russo não afetará exportações se cair em 20 dias
25 de novembro de 2004

Workshop discute bem-estar animal na fazenda e na indústria

O BeefPoint e a Elanco Saúde Animal realizaram nessa segunda-feira, 22 de novembro, o Workshop Bem-Estar Animal, com a especialista norte-americana Erika L. Voogd. O evento ocorreu em Campinas/SP.

A palestrante, Erika L. Voogd, atualmente trabalha como consultora independente especializada em Bem Estar Animal, Segurança do Alimento, HACCP, Garantia de Qualidade, Sanitização e Regulamentação do USDA, com extensa experiência internacional. Erika foi a responsável pelo treinamento da equipe que audita frigoríficos e indústrias para produção de hambúrgueres para o McDonalds em diversos países, inclusive no Brasil.

O evento teve dois enfoques: bem-estar animal na fazenda e na indústria.

Segundo Erika, os consumidores de hoje acreditam que os animais são produzidos de forma correta, em um ambiente adequado. Segundo Voogd, os consumidores desejam se sentir bem em relação aos alimentos que consomem e fornecem a sua família. Há, segundo ela, uma busca por alimentos “naturais” e produzidos de forma mais extensiva.

Hoje nos EUA já existem produtos com certificação para bem-estar animal, como o selo Certified Humane e o selo disponibilizado utilizado por empresas auditadas pelo AWI – Animal Welfare Institute (Instituto de Bem-Estar Animal em português).

A rede de fast-food McDonalds iniciou em 1999 um programa que, segundo Erika, revolucionou a indústria norte-americana ao exigir de seus fornecedores a adequação a normas de Bem-Estar Animal. Hoje, esse programa é utilizado em todo o mundo.

O maior desafio para o avanço das técnicas de Bem-Estar Animal é vencer o ceticismo. Segundo Voogd, a solução é educação e comunicação com todos os elos da cadeia. A comunicação deve enfocar os diversos benefícios, como: aumento da qualidade da carne, maior satisfação do consumidor, aumento da eficiência da indústria, diminuição dos problemas com grupos ativistas, maior segurança dos funcionários e possibilidade de acesso a mercados e nichos. O Bem-Estar Animal será em breve mais uma barreira ao comércio internacional, segundo Erika Voogd.

Durante o workshop, Erika Voogd mostrou aos participantes os principais passos de uma auditoria de frigoríficos, no quesito Bem-Estar Animal. O workshop também teve palestras sobre a filosofia do manejo humanitário e bem estar animal, boas práticas de manejo e transporte de bovinos, seus benefícios para qualidade e a influência do bem estar na qualidade da carne.

Fonte: Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.