A raça Tabapuã foi um dos destaques durante a Feira Internacional da Agricultura (Fenagro), realizada em Salvador (BA), com estimativa de faturamento em torno de R$ 100 milhões em negócios fechados durante o evento, de acordo com informações da Secretaria de Agricultura.
Um dos mais importantes eventos do agronegócio, a Fenagro 2004, em sua 17a edição é resultado da parceria do governo, via Secretaria de Agricultura (Seagri), com a Associação Baiana dos Criadores (Abac).
O alto padrão de qualidade e nível técnico dos animais vem garantindo sucesso internacional do evento, que este ano contou com participantes de países como Nova Zelândia, Bélgica, Suécia, Uruguai, Nicarágua, El Salvador e Guatemala, além de delegações da Suíça, Argentina e México.
A aprovação do plantel presente é obtida com rigoroso processo de triagem. Este ano foram selecionados seis mil animais de primeira linhagem, entre bovinos, eqüinos, caprinos, ovinos e pequenos animais, após avaliação genética e caracterização racial.
Este ano, a Associação Brasileira de Criadores de Tabapuã (ABCT) esteve presente com cerca de 200 animais. O plantel da raça representa cerca de 4% do rebanho zebuíno do país, contra os 75% do rebanho nelore.
Segundo o presidente da ABCT, Churchill Cavalcante Cesar, “o Tabapuã vem sendo criado com sucesso em quase todos os estados do Brasil. É a raça zebuína que mais cresceu entre 1988 e 1997, tanto nos registros de nascimento como nos definitivos, mostrando satisfação dos criadores com seu desempenho. Atualmente é considerada uma das melhores na produção de carne em menor tempo”.
Fonte: Gazeta Mercantil (por Alvaro Figueiredo), adaptado por Equipe BeefPoint