A Rússia poderá conquistar 25% do comércio mundial de carnes até o ano de 2025, segundo anunciado pelo presidente da Russian Meat Union, Musheg Mamimokyan, durante a conferência “O desenvolvimento da Agricultura e da Indústria da Rússia”. Segundo ele, dentro de 15 a 25 anos, a Rússia poderá exportar cerca de 2-3 milhões de toneladas de carne e produtos derivados anualmente.
Essa previsão foi feita baseada na estabilização da capacidade de cultivo no país, que permitirá a produção de grande quantidade de grãos, que poderão ser estocados e aumentar o nível desses estoques. Segundo Mamimokyan, cerca de 20-30 milhões de toneladas de grãos, de acordo com estimativas feitas pela Russian Meat Union, precisam ser utilizados como base para o desenvolvimento das exportações de grãos e carnes.
Mamimokyan acredita que até 2010 a Rússia consumirá cerca de 10 milhões de toneladas de carne e produtos derivados anualmente, enquanto as importações do país serão de mais de 2 milhões de toneladas. Com relação aos tipos de carne consumida, a previsão é a seguinte: 45% serão de carne de frango; 35% de carne suína; 17% de carne bovina e 3% de carne de carneiro.
Fonte: Pravda, adaptado por Equipe BeefPoint