Uma das perguntas mais curiosas dos produtores que vão iniciar adubação com nitrogênio em pastagens é: Meu pasto não vai ficar viciado?
A primeira vez que ouvi isso achei graça e não entendi muito bem o questionamento. Mas como a preocupação era realmente legítima o produtor explicou: “Vou ter que adubar todo ano?”
Essa questão retrata bem a aversão que a pecuária mantém em relação à utilização de insumos e isso não é por acaso…
Vários são os casos de insucesso no uso da chamada “tecnologia” cuja principal causa é falta de conhecimento e incapacidade de análise das conseqüências por parte de quem a indicou. Lembrei daquela piada que tem lá seu fundo de verdade, sobre a diferença do médico e do agrônomo: Quando o agrônomo erra a terra mostra… Quando o médico erra a terra esconde!
Nossa classe tem que encarar o “bicho” de frente e dizer claramente ao produtor que para aumentar a lotação e a produtividade ele vai SIM precisar adubar todo ano como fazem os agricultores que querem sobreviver. Além disso, também é preciso explicar que terão de aprender em conjunto a controlar a dose, pois pior do que a falta de pasto, somente a sobra exagerada.
Quando se consegue entender esse mecanismo e “dominar” a utilização dessa ferramenta quem fica viciado em adubo é o produtor e não o pasto.
ViaVerde Consultoria Agropecuária
em Sistemas Tropicais
Rua Manoel Achê 814/12
14020-590 Ribeirão Preto – SP
Tel: (16) 39111377
Fax:(16) 6235319
E-mail: viaverde@viaverde.agr.br
0 Comments
Excelente colocação!
Gasta-se uma boiada para fazer o pasto, e usar 20 anos. E não se gasta 1 boi para adubar o pasto e usar 05 anos.