Brasil deve manter liderança nas carnes
27 de dezembro de 2004
Governo mantém isolamento em fazenda do MS
29 de dezembro de 2004

Campanha antiaftosa começa na próxima semana no RS

A Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul começa na próxima segunda-feira (3) a primeira etapa de vacinação contra febre aftosa do rebanho bovino e bubalino do estado. A exemplo deste ano, a imunização será feita em duas etapas em 2005: entre 3 e 31 de janeiro na metade sul e de 1o a 28 de fevereiro na metade norte.

A vacinação deve atingir dez milhões de animais na região sul e 3,5 milhões na norte. De acordo com o chefe do serviço de erradicação e combate à aftosa, Antônio Ferreira Neto, a meta da secretaria é superar o índice de 94% de imunização, registrado em 2004, e chegar a 100%.

A vacinação será gratuita para cerca de quatro milhões de pequenos produtores, seguindo critérios do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Os produtores beneficiados pela isenção, proprietários de até 50 reses, serão indicados pela Emater e sindicatos rurais. “Um produtor que mantém 70 bovinos e está enquadrado nas regras do Pronaf terá direito a imunizar sem ônus 50 animais, pagando a diferença”, explicou Ferreira Neto.

O custo da imunização gratuita será de R$ 5,5 milhões. O produtor que não realizar o procedimento no período definido pela secretaria será intimado a comparecer na Inspetoria Veterinária e Zootécnica e estará sujeito a multa.

A vacina contra a aftosa foi aplicada em 12.964 milhões de cabeças de gado entre 2 de janeiro e 5 de março de 2004. O resultado corresponde a 94% do rebanho gaúcho. A segunda etapa de imunização, em junho, que atingiu apenas terneiros, chegou a 4,9 milhões de animais. Em 2003, a imunização atingiu 12,916 milhões de cabeças de gado, o equivalente a 92% do total.

Fonte: Estadão/Agronegócios (por Sandra Hahn), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.