EUA: Dunkin Donuts lança sanduíche com carne bovina
10 de janeiro de 2005
UE poderá retirar restrições às importações do norte da Argentina
12 de janeiro de 2005

Diretor da Agência Canadense de Inspeção de Alimentos vem ao Brasil

Após fechar o ano de 2004 com um recorde de visitas de missões internacionais, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) deve manter o ritmo em 2005. Somente em janeiro, representantes da Espanha, Bulgária, China, Índia e Canadá vêm ao Brasil para negociar acordos sanitários. Esta semana, chega ao país o presidente da Bulgária, Georgi Parvanov. “Na área agrícola devem ser assinados dois acordos, um sanitário e outro fitossanitário”, adiantou o chefe da Divisão de Cooperação Técnica e Acordos Sanitários Internacionais do Mapa, Odilson Ribeiro.

Nos dias 24 e 25 quem estará no Brasil é o primeiro ministro da Espanha, José Luis Rodrigues Zapatero. Segundo Ribeiro, a intenção é aproveitar a presença de Zapatero para discutir temas sanitários e fitossanitários em pauta entre os dois países e, se possível, assinar acordos para ampliar e consolidar o comércio bilateral.

Também no dia 24, uma missão do Ministério da Agricultura da China (MoA) negociará a ampliação do comércio de produtos agrícolas com o Brasil. Há interesse do Mapa em propor a exportação de leite e carne eqüina para o mercado chinês. Ainda no dia 24 acontece em Brasília a primeira reunião do Comitê Conjunto Sino Brasileiro de Cooperação Agrícola, com a presença de representantes do Mapa e do Moa.

No final do mês, chega ao país o chefe do Serviço Veterinário do Canadá e diretor executivo da Diretoria de Produtos de Origem Animal da Agência Canadense de Inspeção de Alimentos (CFIA), Brian Evans. Ele tratará de assuntos relacionados à defesa sanitária animal. O serviço oficial canadense já aprovou o certificado para exportação de carne de aves reprodutoras (galinhas e perus) para o Brasil e o certificado sanitário para importação de “beef jerky” (um tipo de carne de charque). Evans fará uma palestra sobre BSE (doença da vaca louca) e influenza aviária, relatando a experiência do Canadá em relação a esses assuntos.

Fonte: MAPA, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.