Um novo vaso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) ou doença da “vaca louca” foi confirmado em um animal de seis anos e nove meses em Alberta, informou a Agência Canadense de Inspeção de Alimentos (CFIA). A CFIA informou que houve controle da carcaça e que nenhuma parte do animal entrou na rede de alimentos humanos ou animais.
O animal infectado, segundo a agência, nasceu em março de 1998, após a introdução de restrições na confecção de alimentos animais, em 1997. A CFIA está investigando o tipo e a fonte da ração que pode ter infectado o animal.
A descoberta do segundo caso da doença no Canadá foi anunciada neste mês. Entretanto, a CFIA informou que a atual investigação é independente da investigação feita no caso anunciado em dois de janeiro.
Apesar de o administrador do Serviço de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal (Animal and Plant Health Inspection Service – APHIS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Ron DeHaven, ter dito que a agência continua confiante nas medidas de prevenção do Canadá contra EEB e nas medidas de segurança dos EUA, o país investigará o caso.
“Uma vez que o animal nasceu um pouco depois da implementação das restrições nos alimentos animais e para determinar se há qualquer potencial ligação entre os animais positivos, nós enviamos uma equipe técnica ao Canadá para avaliar as circunstâncias que cercam esses esforços. Nós continuaremos com nosso trabalho junto com os oficiais canadenses em suas investigações epidemiológicas para determinar os fatos desses casos”.
Os resultados da investigação poderão determinar o status dos planos anunciados em 29 de dezembro para os EUA começarem a importar bovinos vivos do Canadá – uma área originalmente classificada como de risco mínimo – a partir de sete de março.
“Como sempre, a proteção da saúde pública e animal é nossa principal prioridade”, disse DeHaven. “O resultado de nossa investigação e análise será usado para avaliar os passos apropriados”.
Fonte: Angus Productions Inc. (por Crystal Albers), adaptado por Equipe BeefPoint