Pecuaristas do PAINT são premiados em julgamento de carcaças
17 de janeiro de 2005
É preciso adubar mais as áreas utilizadas com elevada eficiência de pastejo?
19 de janeiro de 2005

Mercosul e Canadá abrem negociações para acordo

Mercosul e o Canadá deverão iniciar, na segunda quinzena de fevereiro, as negociações de um acordo de livre comércio. Esta será a primeira iniciativa do bloco sul-americano de discutir bilateralmente acesso a mercados de bens serviços com um país desenvolvido e membro do G-7, o grupo das sete economias mais ricas do mundo, segundo o embaixador Régis Arslanian, diretor do Departamento de Negociações Internacionais do Itamaraty.

Ao lado do acordo com o Caricom, o bloco dos países do Caribe, esta também será a primeira experiência do Mercosul de caminhar para um acerto exclusivamente no âmbito da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Os acordos com os países andinos se apoiaram na Associação Latino Americana de Integração (Aladi).

A decisão foi tomada no fim do ano passado, depois de reiteradas demonstrações de interesse do Canadá. Uma vez dissipados os efeitos negativos nas relações entre os governos e setores privados brasileiros e canadenses por causa da briga entre Embraer e Bombardier, os sócios do Mercosul e o Canadá consideraram que este seria o momento adequado para o início de uma negociação para a ampliação do comércio.

De janeiro a novembro de 2004, a corrente de comércio Brasil-Canadá foi de apenas US$ 1,896 bilhão. Para o País, o acerto poderá significar a consolidação da atual preferência tarifária para o açúcar brasileiro e a liberalização dos embarques de calçados e de produtos de algodão.

Fonte: O Estado de S.Paulo, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.